FAQ

Certificado Digital
Resultado(s) de sua busca:

O certificado digital é um documento eletrônico que cumpre a função de associar uma pessoa ou entidade a uma chave pública. As informações públicas contidas num certificado digital são o que possibilitam colocá-lo em repositórios públicos. Garantindo proteção às transações online e a troca virtual de documentos e mensagens.


Há dois tipos de certificados, tipo A1 armazenado em Software com validade de 1 ano e tipo A3, gerado e armazenado em dispositivo criptográfico próprio: cartão inteligente ou token.


Para realizar a instalação do seu certificado, você vai precisar:

  • Número do ticket e sua senha de Identificação/Revogação;
  • Computador com Microsoft Windows Vista ou superior;
  • Navegador Internet Explorer ou Google Chrome;
  • Versão mais recente do JAVA;

- Recomendações:

Desativar temporariamente o gerenciador de downloads e verificar questões de segurança e permissões no seu navegador.

Para mais informações acesse o link: https://www.validcertificadora.com.br/suporte


Tokens e Cartões inteligentes, homologados pela Valid.


O NF-e e o NFC-e são os Certificados Digitais destinados à emissão de notas fiscais eletrônicas. Esse tipo de Certificado pode ser direcionado ao funcionário que é responsável pela emissão de notas, não necessariamente apenas utilizado pelo dono da empresa.


SSL é a sigla para Secure Sockets Layer, que representa a tecnologia de segurança comumente utilizada para codificar os dados trafegados entre o computador do usuário e um Website. O protocolo SSL, através de um processo de criptografia dos dados, previne que os dados trafegados possam ser capturados, ou mesmo alterados no seu curso entre o navegador (browser) do usuário e o site com o qual ele está se relacionando, garantindo desta forma informações sigilosas como os dados de cartão de crédito.

Hoje, é indispensável o uso de um certificado SSL em um website, seja para proteger dados sigilosos em uma compra ou para proteger acesso a banco de dados críticos e importantes. Além disso, um dos grandes diferenciais de um site com certificado SSL e um que não tem, é a autenticidade.

Em épocas de clonagens de sites e sites fraudulentos, com um certificado SSL, você garante ao seu usuário ou cliente que está no ambiente seguro e na página certa.

Para adquirir um SSL, acesse: SSL Valid


Caso você ainda não tenha instalado o seu Certificado Digital neste computador, proceda com a instalação através do Kit de Instalação VALID .

Ele guiará você para a correta instalação do Certificado Digital e os dispositivos necessários para o uso em sua máquina.

Caso você possua um certificado digital armazenado em um cartão criptográfico insira-o na leitora e conecte-a no computador.

Caso você possua um certificado digital armazenado em um token, conecte-o no computador.

Após clicar em iniciar, aguarde que o Teste irá verificar se a assinatura digital foi executada corretamente se o certificado está válido nesta data, e o detalhamento das informações do certificado.

Clique para continuar


Por se tratar de um documento que garante sua identidade em transações eletrônicas com validade jurídica, não indicamos entregar seu certificado ou de sua empresa para terceiros.


Em caso de perda do certificado, você deve revoga-lo imediatamente. Para isso acesse a opção revogar certificado na página da VALID Certificadora, informe a Frase Senha cadastrada na fase de solicitação do certificado e confirme a revogação.

Caso não se recorde da Frase Senha cadastrada, será necessário comparecer a um dos Locais de Atendimento VALID munido de um documento de identificação e solicitar a revogação do certificado ao Agente de Registro.


Atenção: É obrigatória a realização da coleta biométrica e apresentação dos documentos originais da pessoa física.


  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cédula de Identidade, Passaporte vigente ou Carteira de Entidade de classe¹;
  • Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE)² ou Passaporte vigente, se estrangeiro domiciliado no Brasil;
  • CPF;
  • Comprovante de residência ou domicílio, emitido há no máximo 3 (três) meses da data de validação presencial³;
  • Impressões digitais e fotografia da face, coletadas no atendimento, conforme disposto no DOC-ICP-05.03.

Documentos Opcionais para Pessoa Física:

  • Título de Eleitor;
  • PIS/PASEP;
  • Cadastro Específico do INSS (CEI) - (Opcional - Importante para quem necessita usar serviços específicos que necessitam do CEI)

1. Carteiras de Classe serão aceitas cujos órgãos emissores permitam a consulta online do titular e que sejam válidas em todo o Território Nacional.

2. CIE – Deverá ser permanente. NÃO será aceito CIE Provisório.

3. Entendem-se como comprovante de residência ou de domicílio as contas de consumo de concessionárias de serviços públicos (água, luz e gás), extratos bancários, contas de cartão de crédito vinculado a bancos, contas de telefonia fixa.


Procurações

Não são aceitas procurações (pública ou privada) para representação da Pessoa Física para a emissão do certificado digital, de acordo com estipulado em resolução do Comitê Gestor da ICP-Brasil: item 3.1.1.1, alínea "a", item “i” do DOC-ICP-05.


Presença obrigatória

O futuro titular do certificado e-CPF (portador do CPF cadastrado na fase do agendamento) deve comparecer no Local de Validação Valid munido de seus documentos pessoais acima listados.


Coleta biométrica obrigatória

De acordo com as Normas da ICP-Brasil, DOC-ICP-05.02, a coleta biométrica é obrigatória e todos os dados coletados serão mantidos em sigilo na base biométrica da ICP-Brasil.


Carregar mais